sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Por lá e por cá e mais uma pérola

Enquanto por cá se discute o fim da ficção científica, em Inglaterra promove-se o género.


Pior ainda, é que sempre que alguém fora da capela faz alguma coisa, desta vez o aparecimento da antologia Ficções Phantasticas, um dos seus "gurus" vem vociferar alarvidades:


 e depois tenta amenizar e confundir afirmando:


Mais soez ainda, é publicar num local restrito tentando fugir ao contraditório.

Para que fique claro, a tal agenda escondida, egoísta e destrutiva, é mais um dos delírios do produtor das mensagens que para além de publicar um "link" que nem sequer remete para todos os títulos da colecção, afirma que esta «procura recuperar alguns textos antigos numa tentativa inédita - e infelizmente breve - de construir uma memória da FC portuguesa.». Ora vamos lá a rever os títulos publicados. Ao contrário do que se pode imaginar seguindo o link, os títulos públicos foram 7 e não 5, e os autores que viram textos recuperados foram apenas 2: Contos Fantásticos, de Teófilo Braga e Memórias de um Medium, de João da Rocha, publicados respectivamente em 1865 e 1900 e republicados na referida colecção em 2001 e 2002. Os restantes 5 são editados pela primeira vez entre 2001 e 2003. A construção da memória fica logo aqui comprometida. É também de realçar que as restantes obras publicadas são de autores pertencentes a uma organização de que o director da colecção fazia parte, talvez com uma única excepção. Organização essa de que o produtor dos comentários fez também parte.

Tornam-se assim claras as intenções do produtor das mensagens, ao promover este clima de inverdade e manipulação que mina o aparecimento de uma produção nacional nos géneros. Este espírito de colmeia, de que se arreiga o lugar de rainha, é exactamente o oposto daquele que é necessário para que a ficção científica, a fantasia e o fantástico necessitam para medrar. Resta ter esperança que, apesar destes comportamentos, uma nova leva de autores consiga ver os seus trabalhos publicados, se recuperem os leitores perdidos e que as editoras nacionais voltem a publicar os autores nacionais.

Voltando às intenções é de apresentar um extracto de um texto sobre a republicação da obra de João da Rocha, da autoria do Jorge Candeias:

«Apesar disso, e ainda segundo Macedo, a primeira edição deste romance incluía um "longo, fastidioso e prolixo prefácio de 42 páginas [...] onde o autor, aceitando embora a «existência doutras inteligências perdidas no Universo», tenta explicar teórica e cientificamente os fenómenos ditos «espíritas», invocando [...] as leis das ciências então conhecidas: o magnetismo, a electricidade, a física, a bioquímica e a psico-fisiologia." (pp 11-12)
Macedo, "bondosamente", decide suprimir nesta reedição tal coisa fastidiosa, substituindo-a por uma introdução escrita por si, bem mais curta (8 páginas), onde dá rédea solta às suas próprias teses anti-científicas e rosacrucianas.
Apesar de ser um facto que sempre que um autor sente a necessidade de explicar as suas obras em elaborados prefácios isso quer dizer que algo falha na própria obra, e apesar de ser no mínimo bizarro que um autor procure dar num prefácio uma interpretação à obra que está em contradição frontal com aquilo que o romance diz de si mesmo, a verdade é que os escritores não são obrigados a ser coerentes, e se João da Rocha decidiu fazê-lo terá tido algum motivo. E assim, é de ética duvidosa que um editor se arrogue ao direito de suprimir um prefácio porque não concorda com a ideologia nele expressa e o acha "fastidioso". Pode-se, inclusive, considerar que tal acto é quase uma traição ao autor que se publica, o que levanta questões quanto às razões que levam à própria publicação.
Assim, nesta edição da Hugin não ficamos a saber o que pensava João da Rocha da obra que produziu. Do seu prefácio ficamos a saber apenas aquilo que Macedo decide dizer-nos. Ficamo-nos, portanto, apenas com a obra e com a introdução do próprio Macedo. Ora, a obra é muito fraca, e a introdução, apesar de ser bastante interessante, é-o mais pelo que omite do que pelo que diz, conseguindo até a proeza de dizer mais coisas sobre António de Macedo do que sobre João da Rocha.»
e que se pode ler na integra em: http://e-nigma.com.pt/criticas/memoriasmedium.html, o que certamente ajuda a compreender melhor como e «... quando um arcaísmo foi utilizado com fins altruístas e construtivos.»

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

domingo, 13 de outubro de 2013

... e mais três mostras que já foram, uma entrevista e um artigo

Porto, 1 a 30 Setembro 2013

Londres, 2 Outubro 2013

Albert Robida and the Transports”, 5 de Outubro 2013, Compiègne, França

Entrevista de Israel Jorge a Braulio Tavares, autor de “Histórias Para Lembrar Dormindo”

10 Myths About Science Fiction (And Why They Matter)

3 blogs, 3 artigos




Entrevista no programa "O Arranca Corações" de Júlio Mendes Rodrigo na NFM


Foi no passado Domingo, dia 06 de Outubro, entre 1h e as 2h da manhã na Rádio NFM, que foi para o ar a entrevista que o Júlio Mendes Rodrigo fez com a Marcelina e comigo, onde se falou do estado da Ficção Científica e Fantasia em Portugal. Para ouvir e até apanhar o programa nº 55 d’O Arranca Corações, basta clicar e ir aqui.