terça-feira, 28 de junho de 2011

Por cá mais "pau" em Filipe Faria


 
Depois do "bate boca" esgrimido nos blogs Blade Runner, I Dream in Infrared e The Tale of the Bamboo Cutter, com suas "idas e vindas", mais a mãozinha que chegou de Efeitos Secundários, já cá faltava mais uma alfinetada ao fantástico português que não gostam, corporizado no Filipe Faria, a propósito de uma artigo publicado no suplemento Ípsilon do Jornal Público e reproduzido no site da editora do autor referido.


O que me espantou não foi a continuada necessidade de falar de FF, mas esta afirmação: "Não há maior ofensa para o género fantástico que a recusa em admitir o potencial criativo da espécie humana, (até aqui a coisa ia indo) ofensa cuja última e mais pública manifestação se traduziu numa recusa peremptória de um certo autor lusitano em introduzir o elemento da pólvora no seu universo fantástico, como se a liberdade da invenção se pudesse recusar aos personagens e o mundo real não reclame para si a capacidade de mudar."

Será que um autor não pode decidir o que quer ou não incluir?

Um livro de autor português comentado lá fora.

O Regresso dos Deuses – Rebelião de Pedro Ventura comentado no site galego

Nova Fantasia

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Antologia Lisboa Electropunk

A editora SdE está a aceitar submissões para uma nova antologia de ficção científica, de seu nome Lisboa Electropunk que pretende editar no Verão do próximo ano. Neste caso o Inverno não está a chegar. As submissões estão abertas até 30 de Dezembro deste ano. Para melhor saber como o fazer ver aqui.